Nosso objetivo

Este blog tem como objetivo socializar práticas pedagógicas sobre a Formação Pessoal e Social da criança na Creche e Educação Infantil.

É uma atividade proposta pela Disciplina de Educação Infantil do Curso de Pedagogia a Distância da UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO/UAB.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

As brincadeira e suas funções

1 comentários

As brincadeiras  tem inúmeros benefícios para o desenvolvimentos da criança, contribui para o desenvolvimento pessoal,físico,mental,auto-estima e a socialização.
Por isso que o perfil do professor da educação infantil segundo a LDB  tem que ser comprometido com ensino de qualidade , ter parceria com a escola e a família.
O profissional tem que  ter competência  polivalente,conhecimentos específico, ser flexível nas etapas do processo do desenvolvimento da formação da  criança.
Lembrando que nessa fase a criança precisa ter vínculos afetivos para possibilitar a comunicação, o respeito a diversidade, e  interagir com atitudes colaborativa na sociedade .
A formação pessoal e social
A identidade da criança é construída na idade de 0 a 6 anos.Nessa fase é importante  que  as pessoas lhe acompanha as crianças tenha  bom caráter , bons hábitos e tudo que venha a contribuir para uma boa formação pessoal e social da criança.
O contato  da criança com as pessoas,lugar e com os bons hábitos contribui  na formação do seu conceito para futuramente só desenvolver tudo aquilo que foi absorvido na sua faze de formação.
 
 Aluna: Maria Irinéia Alencar Santos

1 comentários:

  • 1 de abril de 2011 18:05
    Anônimo :

    O blog está ficando maravilhoso. Parabéns!!! Essa temática “As brincadeira e suas funções” é muito interessante porque sabemos que a brincadeira na Educação Infantil, é um recurso fantástico que proporciona o crescimento pessoal e social da criança. O brincar é essencial para o desenvolvimento da identidade e da autonomia, como aborda o RCNEI - Formação Pessoal e Social - Volume 2, “Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação.” É nesse contexto que nos professores devemos lembrar nossa função de propiciar e garantir um ambiente rico, prazeroso, saudável de experiências educativas e sociais variadas, como orienta o RCNEI no volume 1. Marilene Linhares Sampaio

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