As brincadeiras tem inúmeros benefícios para o desenvolvimentos da criança, contribui para o desenvolvimento pessoal,físico,mental,auto-estima e a socialização.
Por isso que o perfil do professor da educação infantil segundo a LDB tem que ser comprometido com ensino de qualidade , ter parceria com a escola e a família.
O profissional tem que ter competência polivalente,conhecimentos específico, ser flexível nas etapas do processo do desenvolvimento da formação da criança.
Lembrando que nessa fase a criança precisa ter vínculos afetivos para possibilitar a comunicação, o respeito a diversidade, e interagir com atitudes colaborativa na sociedade .
A formação pessoal e social
A identidade da criança é construída na idade de 0 a 6 anos.Nessa fase é importante que as pessoas lhe acompanha as crianças tenha bom caráter , bons hábitos e tudo que venha a contribuir para uma boa formação pessoal e social da criança.
O contato da criança com as pessoas,lugar e com os bons hábitos contribui na formação do seu conceito para futuramente só desenvolver tudo aquilo que foi absorvido na sua faze de formação.
Aluna: Maria Irinéia Alencar Santos
O blog está ficando maravilhoso. Parabéns!!! Essa temática “As brincadeira e suas funções” é muito interessante porque sabemos que a brincadeira na Educação Infantil, é um recurso fantástico que proporciona o crescimento pessoal e social da criança. O brincar é essencial para o desenvolvimento da identidade e da autonomia, como aborda o RCNEI - Formação Pessoal e Social - Volume 2, “Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação.” É nesse contexto que nos professores devemos lembrar nossa função de propiciar e garantir um ambiente rico, prazeroso, saudável de experiências educativas e sociais variadas, como orienta o RCNEI no volume 1. Marilene Linhares Sampaio