Nosso objetivo

Este blog tem como objetivo socializar práticas pedagógicas sobre a Formação Pessoal e Social da criança na Creche e Educação Infantil.

É uma atividade proposta pela Disciplina de Educação Infantil do Curso de Pedagogia a Distância da UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO/UAB.

sexta-feira, 25 de março de 2011

UM DIA CHEIO DE APRENDIZAGEM ( creche)

2 comentários



Quantas coisa eles aprendem! Em nenhuma outra fase da vida as crianças  se desenvolvem tão rapidamente quanto aos três anos de idade. Daí a importância de entender como cada atividade ou brincadeira ensina.
Desafios e experiência, ensinar na creche significa permitir que as crianças, ao brincar, explore objetos e ambientes.



*Conhecimento pela imaginação representa o eixo Exploração dos Objetos e Brincadeiras se basea na ideia de que brincando a crianças desenvolve a capacidade de imaginar.

Exemplo: O dia começa com o faz de conta.
Logo ápos serem recebidas com muita atenção, as crianças podem circular pele sala e escolher em que canto brincar e com quem. Nesse jogo a professora interage com elas e estimula a brincadeira: " O que vocês estão cozinhado? O que vão preparar? Está com uma cara ótima! Dá um pouquinho para a sua colega". A comunicação oral e gestual é constante.


*Contato com a escrita representa o eixo Linguagem Oral e Comunicação onde são trabalhadas questões realativas aos meios de expressão. As crianças vivem num ambiente rico em interações aprendem a demostrar desejos, sentimentos e necessidades.

Exemplo: Livros para ver, folhear e "comer".
No cantinho da leitura em uma prateleira ao alcance das crianças ficam expostos os livros. Elas escolhem alguns e se sentam no chão para folheá-los ou mesmo levá-los à boca. Um bebê entrega um livro à professora, que pergunta: "Ah, você que que eu leia?" Os pequenos então, passam a prestar atenção na leitura feita por ela, que mosta a ilustração e comenta.


*Dominío do corpo e destreza representa o eixo Desafios Corparais que trata de parte importânte da experiência humana e cultural. O movimento pode ser visto como um meio de expressão e está relacionado a significação de si, do outro e do mundo.

Exemplo: Balança, pula, entra, sai, sobe e desce...
Deve haver uma área externa preparada para propiciar diferentes formas de movimentos aguarda os bebês. A professora espalha os brinquedos para eles brincar (cavalinhos, bolas,bonecas e outros). As educadoras ficam de olho na turma e estimulam as brincadeiras,O os menino montam no cavalinho e elas desafiam: "Agora balança! Pra frente e pra trás! Quer  ajuda? Consegui sair? Muito bom! Você consegui sozinho!"


*O mundo todo para conhecer representa o eixo Exploração do Ambiente. Para tanto, eles utilizam olhos, nariz, ouvidos, boca, mãos e pés. Observam pessoas e objetos em movimento, sentem a temperatura das coisas ficam atentos a uma voz e pẽm a boca em tudo o que conseguem agarrar.

Exemplo: Uma descoberta em cada canto do jardim.
Um gramado com diferentes tipos de plantas e um grande tanque de areia são convites à exploração. As crianças se esplalham e são incentivadas a descobrir mais sobre o ambiente que as rodeia. Uma menina avista uma formiga, se abaixa e tenta pegá- la. O inseto foge e sorri. Logo depois, corre pela grama, se agacha e tira a folha do chão. Ela olha para a professora, que cometa o feito.


*A construção da independência reprresenta o eixo Identidade e Autonomia. Um bom desenvolvimento psicomotor, cognitivo e linguístico está intimamente ligado à progressiva contrução da personalidade e das capacidades de se relacionar e se comunicar com as outras pessoas.

Exemplo: Ajuda na hora de comer só pra quem precisa.
O refeitorio é amplo e organizado. As crianças menores se sentam em cadeirões e são alimentadas pelas assistentes, que conversam com elas." Quer comer sozinha? Tente pegar a colher. Isso! Agora ponha na boca." Os que já tem essa habilidade se sentam à mesa de tamanho adequado à faixa etária. A professora serve o prato e apenas estimula todos a comer.


*Expressão e percepção visual representa o eixo Exploração e Linguagem Plástica. Trabalhar o tema com os pequenos significa incentivá-los a deixar suas marcas, e não produzir obras de arte. Simples rabiscos os encantam.

 Exemplo: Rabisco de cores e formas variadas: é arte.
As educadoras pegam os potes com canetas hidrocor. É hora do desenho. Ela destribui cartolinas e explalha as canetas pelo chão. Os bebê escolhem as cores que querem e começam a desenhar. A caneta desliza pelas folhas e logo de pois vai para a boca. A professora, sempre de olho, mostra aprovação pelo trabalho dos pequeno. "Mas que beleza! Está bonito demais isso! Que lindo!"


*Produtores de música representa o eixo Linguagem Musical e Expressão Corporal. Desde antes do nascimento, as crianças estão imersas num mundo repleto de sons e são capazes de reagi a eles. Quando nascem conseguem destingui a voz humana e, nos primeiros meses de vida se encantam com músicas associadasa gestos.Mesmo sem saber falar corretamente ou andar, elas tentam segui os movimentos com as mãos.

Exemplo: Batuques palmas e canções fazem um sow de ritmos.
A professora chama os alunos par um cantinho repleto de instrumentos musicais. Os pequenos ainda não sabem falar, mas acompanham, do seu jeito, a música cantada por ela. Batem palmas e, ao fim de cad verso soltam um som parecido com uma letra.Uma criança pega um chocalho e tentar acompalhar. Outra pega um bumbo e bate animada, como se, sozinha, pudesse ditar o ritmo.
Os jogos teatrais também permitem que as crianças aprendam e desenvolvam a linguagem corporal.
 

REFERÊNCIA:
Fragmentos retirado da Revista Nova Escola, ano XXV . edição 231 . abril de 2010.
Cursista: Maria Aparecida de Souza Ribeiro.

2 comentários:

Postar um comentário