Brincar é a linguagem que as crianças usam para se manifestar, descobrir o mundo e interagir com o outro, principalmente quando ela é incentivada, a turma adquire novas habilidades e desenvolve a imaginação e a autonomia.É possivel brincar sem ter nada em mãos, ex: pega-pega, ciranda etc... mas os brinquedos têm papel fundamental no desenvolvimento infantil.Para que eles realizem bem esta função não basta deixar o acervo da pré-escola ao alcanço dos pequenos, pensando que por já brincarem sozinhos em casa, saberão o que fazer, o essencial é que o professor organize situações para que as brincadeiras ocorram de maneira diversificada para propiciar as crianças a possibilidade de escolherem os temas, papeis, objetos e companheiros etc... e assim elaborarem de forma pessoal e independente suas emoções, sentimentos, conhecimentos e regras sociais.
A brincadeira favorece a auto-estima das crianças, auxiliando-as a superar progressivamente suas aquisições de forma criativa, além de transformar os conhecimentos que já possuem em conceito gerais com os quais brinca.Ex: as brincadeiras de faz-de-conta, os jogos de construção e aqueles que possuem regras, como os jogos de sociedade, jogos tradicionais, didáticos, corporais etc... propiciam a ampliação de conhecimento infantil por meio da atividade lúdica.
Para trabalhar com os pequenos o professor precisa ter uma competência polivalente, isto é, trabalhar com conteúdos de naturezas diversas desde de cuidados básicos essenciais até conhecimentos especificos provenientes das diversas áreas do conhecimento.Este caráter polivalente demanda, por sua vez uma formação bastante ampla do profissional que deve torna-se, ele também, um aprendiz, reflitindo diariamente sobre sua prática debatendo com seus pares, dialogando com as familias e a comunidade buscando informações necessárias para o trabalho que desenvolve, sem esquecer da observação, o registro, o planejamento e avaliação.
A implementação e /ou implantação de uma proposta curricular de qualidade depende, principalmente dos professores que trabalham nas instituições.Por meio de suas ações, que devem ser planejada e compartilhada com seus colegas, podendo assim construir projetos educativos de qualidade junto aos familiares e às crianças.
Para que os projetos educativos das instituições possam de fato, representar esse diálogo e debate constante,é preciso ter professores comprometidos com a prática educacional, capazes de responder as demandas familiares e das crianças, assim como as questões especificas relativas aos cuidados e aprendizagens infantis.
Régia Shirley
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